Inscreva-se até 28/02

Novo espaço de coworking público aberto pelo Governo do Estado

Conexão. Compartilhamento. Troca. Comunidade. Essas são algumas das palavras que inspiram a existência de coworkings, espaços de trabalho compartilhados cada vez mais presentes em todo o mundo.

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Governo, por meio do Programa Acessa São Paulo, da Prodesp, e de diversos parceiros lança o primeiro espaço de coworking público e aberto do Estado, em iniciativa pioneira. São espaços pensados para estimular a troca e o empreendedorismo, oferecendo posições de trabalho, acesso a internet e conteúdos de formação empreendedoras. Está começando uma empresa e ainda não tem condições para arcar com todos os gastos? Tem um projeto de impacto social e precisa de espaço para desenvolvê-lo? Está em busca de um espaço para aprender a criar projetos, desenvolver suas ideias e trocar em clima de colaboração? O Acessa Campus foi pensado para você, seja jovem em sua primeira experiência ou aposentado em busca de novas oportunidades.

Projeto piloto – Acessa SP na Escola Técnica Parque da Juventude

O projeto piloto acontecerá no AcessaSP dentro da ETEC Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 Prédio I – Santana, São Paulo – SP, 02030-100) em parceria com o Centro Paula Souza e a Inova Paula Souza, agência de inovação. Conta também com o apoio do projeto Pense Grande, da Fundação Telefônica.

Serão escolhidas 80 pessoas com projetos individuais ou representando empresas que estejam desenvolvendo projetos e em busca de um espaço de colaboração para trabalhar. As pessoas e equipe selecionadas poderão usar o espaço por 10 meses, contando com local para trabalho, acesso a internet e apoio no local. Dessas, 60 terão acesso ao programa Pense Grande, contando com todo o processo de aceleração para transformar o seu projeto de impacto social e ambiental em realidade. Saba mais!

Gostou da proposta? Leia o Edital aqui e continue lendo o resumo das regras!

Quer ainda mais oportunidade? Uma sala com wi-fi, apoio de um monitor e cerca de 20 posições de trabalho será aberta ao público, podendo ser utilizada por qualquer pessoa com interesse, bastando fazer o cadastro e ter vagas livres. Futuramente, serão disponibilizados materiais virtuais sobre empreendedorismo, indústria criativa e inovação e contará, em momentos específicos, com a presença de agentes de formação. Esta sala será aberta simultaneamente à ocupação de todo o espaço de coworking, em março de 2018.

mapa de vagas disponíveis

Quem pode participar?

A proposta do projeto é ter um grupo diverso, focando em dar oportunidade para aqueles que não têm. Para se inscrever, a pessoa ou equipe interessada deve se enquadrar em um desses quatro grupos:

  • Pequena empresa

  • Microempresa

  • Microempreendedor individual

  • Pessoa física

Se tiver alguma dúvida quanto a qual categoria a sua empresa se encaixa, basta conferir o artigo terceiro da Lei Complementar 155/2016. Já para saber mais sobre Microempreendedor Individual (MEI), você pode checar o Portal do Empreendedor.

Como fazer a inscrição?

As inscrições estarão abertas de 30 de janeiro às 00h00 a 28 de fevereiro, 23h59. Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo e elas serão gratuitas

Para se inscrever, basta preencher o formulário a seguir e anexar todos os documentos necessários. Antes de prosseguir, é importante saber que:

  • As equipes podem ter, no máximo, 6 pessoas.

  • Você deve descrever o projeto que pretende realizar durante os 10 meses que irá trabalhar no espaço de coworking, sendo capaz de relacionar com a proposta do temática do espaço (inovação & tecnologia, negócios,  marketing e empreendedorismo social) e com o impacto que irá gerar.

  • Cada pessoa ou equipe deverá inscrever apenas um projeto e escolher uma das modalidades: ambiente colaborativo de trabalho ou ambiente colaborativo de aceleração (com o projeto Pense Grande).

  • Caso você tenha entre 12 e 17 anos, só poderá se inscrever para o espaço de aceleração e vai precisar de uma carta de endosso de um professor ou coordenador de sua escola.

  • Se algum documento não for entregue ou alguma pergunta não for respondida, a sua inscrição será desqualificada.

Antes de começar, separe todos os documentos necessários e prepare um documento em PDF contando mais sobre seu projeto, sua equipe, os resultados esperados e a importância desse projeto. Tenha em mente que serão avaliados 4 critérios:

  • Aderência ao tema do espaço Quanto o projeto se relaciona às temáticas de inovação & tecnologia, negócios,  marketing e empreendedorismo social. (Peso 4)

  • Relevância e qualidade da proposta Qual a relevância do projeto, seu potencial de escala e impacto, assim como competência técnica da equipe e diversidade. (Peso 3)

  • Desenvolvimento econômico e social Impacto geral do projeto em seu contexto social, econômico e ambiental. (Peso 2)

  • Valor Público Possibilidade de integração com políticas, programas e projetos públicos. (Peso 1)

Quais são os documentos necessários?

É importante observar que, para cada tipo de inscrição, são necessários documentos diferentes. Prepare todos os que você vai precisar digitalizados de forma legível em formato PDF ou de imagem (JPG ou PNG). A não entrega de algum dos documentos acarreta desclassificação automática.

Documentos obrigatórios

Todos devem entregar

  • RG e CPF da pessoa responsável legal pela empresa ou da pessoa física.

  • Comprovante de residência datado nos últimos 3 meses da pessoa física ou da pessoa responsável legal pela empresa ou  pelo inscrito menor de idade.

  • Documento em PDF com apresentação do projeto.

Inscritos com 12 a 17 anos que não tem o ensino médio completo também devem entregar

  • Carta de endosso de professor ou coordenador da escola

  • RG do responsável legal.

Microempreendedores individuais também devem entregar

  • Registro empresarial, na Junta Comercial.

Microempresas e empresas de pequeno porte também devem entregar

  • Cópia do ato constitutivo ou contrato social atualizado, devidamente registrado na Junta Comercial, acompanhado dos documentos de eleição ou designação dos atuais administradores

O que é o programa de aceleração?

Junto à Fundação Telefônica Vivo e o projeto Pense Grande, será oferecido acompanhamento, formação e apoio em um programa de aceleração para projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos por jovens. São 60 vagas em espaço no Acessa SP na Etec Parque da Juventude e, para se inscrever, é preciso ter mais de 12 anos, mostrar como o seu projeto se encaixa em seus planos pedagógicos e receber o endosso de um professor ou coordenador.

Durante os 10 meses serão oferecidos recursos para tirar os projetos do papel e transformá-los em impacto.

Fique de olho nas datas!

Abertura das Inscrições

30/01/2018

Encerramento das Inscrições

28/02/2018

Divulgação dos Residentes

06/03/2018

Encerramento do Prazo para Recursos

21/03/2018

Prazo Julgamento dos Recursos

24/03/2018

Início do Projeto

27/03/2018

Término do Projeto

31/01/2019

Tudo pronto? Inscreva-se!


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