Acessa Campus Cultura - Inscrições prorrogadas para 17/05

Tem um negócio ou projeto da área cultural? Essa pode ser a sua chance de estar em um ambiente colaborativo público em alguns dos espaços promotores de cultura do Estado.

Como funciona?

O campo da economia criativa não deixa de crescer e surgem sempre mais e novos projetos culturais em busca de espaço e oportunidade para se desenvolver. É assim que surge o Acessa Campus Cultura. Contará, inicialmente, com dois espaços: Biblioteca do Memorial da América LatinaBiblioteca Parque Villa-Lobos. Cada um terá uma sala de coworking com capacidade para 20 a 25 pessoas com projetos individuais ou representando empresas que estejam desenvolvendo projetos e em busca de um espaço de colaboração para trabalhar. A seleção será por meio de Edital de Chamamento, com criação de turmas fechadas, e acompanhamento dos projetos desenvolvidos. As posições de trabalho serão reservadas para os participantes. As pessoas e equipe selecionadas poderão usar os espaços por 10 meses, contando com local para trabalho, acesso à internet Wi-Fi e apoio no local.

Se interessou? Veja o Edital e continue lendo para conhecer as regras.

Conheça os espaços

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda, São Paulo, SP

O Memorial da América Latina é uma Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde sua inauguração, em março de 1989, é um marco cultural de São Paulo. Todo o complexo, projetado por Oscar Niemeyer, conta com o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolivar, a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos Tiradentes e a Biblioteca Latino-Americana, além de prédios da Administração e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. O Acessa Campus será dentro da Biblioteca.
Número de vagas 20
Temas Design, Cultura e Entretenimento

 Biblioteca Parque Villa-Lobos

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001
Alto de Pinheiros, São Paulo, SP

A Biblioteca, gerida pela organização social de cultura SP Leituras, fica em meio ao Parque Villa-Lobos, ocupando 4 mil metros quadrados. Além dos serviços de biblioteca, também é palco de diversos eventos culturais, de contação de histórias e encontros com escritores a apresentações teatrais e musicais. O Acessa Campus ocupará uma sala no segundo pavimento.
Número de vagas 20
Temas Edição de Conteúdos, Cultura, Empreendedorismo Social e Meio Ambiente

Quem pode participar?

A proposta do projeto é ter um grupo de residentes diverso, focando em dar oportunidade para aqueles que não têm. Para se inscrever, a pessoa ou equipe interessada deve se enquadrar em um desses quatro grupos:

  • Pequena empresa

  • Microempresa

  • Microempreendedor individual

  • Pessoa física maior de 18 anos

Se tiver alguma dúvida quanto a qual categoria a sua empresa se encaixa, basta conferir o artigo terceiro da Lei Complementar 155/2016. Já para saber mais sobre Microempreendedor Individual (MEI), você pode checar o Portal do Empreendedor.

Como fazer a inscrição?

As inscrições estarão abertas de 27 de março às 00h00 a 24 de maio de 2018, 23h59. Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo.

Para se inscrever, basta preencher o formulário a seguir e anexar todos os documentos necessários. Antes de prosseguir, é importante saber que:

  • As equipes podem ter, no máximo, 6 pessoas.

  • Você deve descrever o projeto que pretende realizar durante os 10 meses que irá trabalhar no espaço de coworking, sendo capaz de relacioná-lo com um ou mais temas do espaço escolhido e com o impacto que irá gerar.

  • Se algum documento não for entregue ou alguma pergunta não for respondida, a sua inscrição será desqualificada.

Antes de começar, separe todos os documentos necessários. Você ainda poderá adicionar um documento em PDF contando mais sobre seu projeto, sua equipe, os resultados esperados e a importância desse projeto. Tenha em mente que serão avaliados 4 critérios:

  • Aderência ao tema dos espaços. Quanto o projeto se relaciona às temáticas propostas em cada um dos espaços. (Peso 4)

  • Relevância e qualidade da proposta. Qual a relevância do projeto, seu potencial de escala e impacto, assim como competência técnica da equipe e diversidade. (Peso 3)

  • Desenvolvimento econômico e social. Impacto geral do projeto em seu contexto social, econômico e ambiental. (Peso 2)

  • Valor Público. Possibilidade de integração com políticas, programas e projetos públicos. (Peso 1)

Quais são os documentos necessários?

É importante observar que, para cada tipo de inscrição, são necessários documentos diferentes. Prepare todos os que você vai precisar digitalizados de forma legível em formato PDF ou de imagem (JPG ou PNG).

Documentos obrigatórios

Todos devem entregar

  • RG e CPF da pessoa responsável legal pela empresa, organização ou inscrito menor de idade, ou da pessoa física.

  • Comprovante de residência datado nos últimos 3 meses da pessoa responsável legal pela empresa, organização ou inscrito menor de idade, ou da pessoa física.

  • Documento em PDF com apresentação do projeto.

Microempreendedores individuais também devem entregar

  • Registro empresarial, na Junta Comercial.

Microempresas e empresas de pequeno porte também devem entregar

  • Cópia do ato constitutivo ou contrato social atualizado, devidamente registrado na Junta Comercial, acompanhado dos documentos de eleição ou designação dos atuais administradores.

Tudo pronto? Inscreva-se!


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