O Acessa São Paulo  é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Criado em julho de 2000 para oferecer acesso grátis à internet, foi reformulado pelo Decreto Nº 62.306/2016, em dezembro de 2016, para oferecer também conteúdos digitais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio da inclusão digital. Os postos do AcessaSP estão instalados na Capital e em mais de 500 municípios e funcionam em parceria com as prefeituras e outros órgãos públicos. Para conhecer as unidades do AcessaSP, visite o Catálogo de Postos.

Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem dúvidas dos usuários. Nas unidades do AcessaSP, os cidadãos podem ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo por meio digital. No portal do programa, o usuário encontra o projeto Trilhas do Conhecimento, que tem por objetivo auxiliar o cidadão a ingressar e a crescer no mercado de trabalho, por meio dos estudos, do emprego ou do empreendedorismo.

Qualquer pessoa pode usar o AcessaSP gratuitamente. No primeiro atendimento o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG,  e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos basta apresentar o RG. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto. Ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador desde que volte para a fila e aguarde sua vez. Não há limites de acessos por dia. Menor de idade deve se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RGs de ambos.

Quem é quem
O Acessa São Paulo está, atualmente, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, que define suas políticas e diretrizes. A gestão e operação do programa são de responsabilidade da Prodesp – Empresa de Tecnologia da Informação do Estado.

Coordenadoria de Serviços ao Cidadão – Estimula o uso da tecnologia na prestação de serviços para melhor atender os usuários e é a responsável pela definição e modelagem dos novos projetos. Cabe à Coordenadoria também formalizar os convênios com os parceiros (prefeituras, ONGs, outros órgãos estaduais) para o funcionamento do programa.

Coordenador: José Valter da Silva Jr.

Prodesp – A empresa de TI do Estado de São Paulo também é vinculada à Secretaria de Governo e responde pelo gerenciamento do AcessaSP. Na Prodesp, os assuntos relacionados ao programa são de responsabilidade da Diretoria de Serviços ao Cidadão, dirigida por Ilídio San Martin Machado. Os gestores do programa trabalham para assegurar sua qualidade e executar as inovações e novos projetos definidos pela Secretaria de Governo. Coordenada pelo gerente Ricardo Mallet, a equipe responde pelas áreas de planejamento e operações, tecnologia e pelo Sistema de Gestão de Qualidade.

Visão, Missão e Valores

Visão
Contribuir para a consolidação de uma democracia mais inclusiva, disponibilizando oportunidades de formação, informação e colaboração que contribuam para a construção de um cidadão mais autônomo, crítico e feliz.

Missão
Promover o empoderamento digital do cidadão oferecendo infraestrutura gratuita de tecnologia e comunicação, orientação, informação e formação, em um ambiente colaborativo.

Valores
Respeito ao cidadão
Todo e qualquer usuário do Acessa SP tem o direito de ser atendido com atenção e cortesia, independente de sua etnia, credo religioso, gênero ou condição socioeconômica.

Os postos do AcessaSP

Além das unidades municipais, o programa conta com os seguintes postos:
•    Postos Públicos de Acesso à Internet – estão em locais de grande movimento de pessoas, como estações de trem e do Metrô, unidades do Poupatempo, terminais de transporte coletivo e em praças e parques públicos.
•    Acessa Rural – postos localizados em zonas rurais e de difícil acesso aos centros urbanos.
•    Dedicado – instalados em bibliotecas, escolas, hospitais.
•    Acessinhas – postos com atividades específicas que contemplam o atendimento de crianças de 4 a 10 anos.
•    Acessa Sem Fio – Rede Wi-Fi livre instalada no posto ou nos arredores de alguns postos fixos do AcessaSP.

Para informações sobre dados de cadastro e atendimentos consulte a página de Relatórios.

 

Compartilhe!