O que é o Programa Acessa São Paulo?

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão da Secretaria Estadual de Governo, com gestão da Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp. Criado em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do Estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet. Para conhecer as unidades do Acessa SP, visite o Catálogo de Postos.

Visão, Missão e Valores

Visão

Ampliar o acesso e uso de redes de conectividade em todo o Estado de São Paulo, sendo referência nacional e internacional no desenvolvimento do cidadão por meio da inclusão digital, enfatizando os aspectos de sustentabilidade ambiental e educação. 

Missão

Garantir ao cidadão o acesso às tecnologias e a promoção do conhecimento, educação e desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Ser um canal de comunicação entre governo e cidadão na prestação de serviços e informações.

Valores

  • Respeito ao cidadão

Todo e qualquer usuário do Acessa SP tem o direito de ser atendido com atenção e cortesia, independente de sua etnia, credo religioso, gênero ou condição socioeconômica.

  • Excelência

Todos os profissionais que trabalham no Programa buscam continuamente melhorar as suas atividades e superar as expectativas dos usuários.

  • Ética

O Acessa SP orienta seus profissionais a não permitirem quaisquer situações de discriminação em seus Postos, o uso ilícito de seus equipamentos e a invasão de privacidade dos dados de seus usuários.

  • Colaboração

A missão do Acessa SP só pode ser alcançada com colaboração e diálogo entre todos os envolvidos no Programa, estimulando práticas inclusivas e participativas.

  • Transparência

As atividades do Acessa SP são desenvolvidas de forma clara, de forma a permitir que seus usuários e o público em geral possam conhecer os produtos e serviços que oferecemos, e os resultados que obtemos.

  • Acolhimento

Acolher usuários com demandas variadas e diferentes necessidades é parte do dia a dia do Acessa SP, respeitados sempre o alcance e as regras de uso do Programa.

Os Postos do Acessa SP

Para melhor atender a população e atingir os objetivos de inclusão digital, o Programa Acessa São Paulo possui tipos distintos de Postos, cada um com características especiais:

. Municipais
Implantados em parceria com prefeituras paulistas, que cedem o espaço, contratam monitores e os enviam para participar das capacitações do Programa. Os postos municipais constituem hoje a maior parcela de unidades do Acessa São Paulo.

. Postos Públicos de Acesso à Internet (POPAIs)
Implantados em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado em locais com grande fluxo de pessoas –  postos do Poupatempo, estações do Metrô, terminais de ônibus da EMTU, Centros de Integração da Cidadania (CICs), Restaurantes Bom Prato etc. Estes órgãos cedem o espaço e contratam os monitores.

. Acessa Rural
Localizados em comunidades rurais e distantes dos centros urbanos, desempenham um papel fundamental de aproximação entre governo e cidadão.

. Acessinhas
Voltados ao público infantil entre 4 e 10 anos de idade, com equipamentos, atividades e conteúdos especificamente produzidos para que a tecnologia seja revertida em desenvolvimento educacional.

. Acessa Sem Fio
Com o crescente uso de equipamentos portáteis (celulares, tablets, netbooks, notebooks etc) , o Acessa SP disponibiliza sinal gratuito de internet sem fio para a livre navegação. Disponível nos arredores de postos do Acessa SP, principalmente em parques, bibliotecas, praças e praias.

. Super Acessa
Postos do Acessa SP com maior número de máquinas, espaço para oficinas e capacitação de monitores. Localizados em cidades centrais do estado. Possuem maior capacidade de atendimento e servem como polos regionais de capacitação de monitores das cidades próximas.

Atividades integradas

Além da abertura e manutenção dos espaços públicos de acesso à internet, o Acessa SP também desenvolve atividades importantes para a inclusão digital como:

• Fomento a projetos comunitários com uso de tecnologia da informação: Rede de Projetos

• Produção de conteúdo digital e não-digital para a capacitação e informação da população atendida: Cadernos Eletrônicos MiniCursos.

• Divulgação e facilitação do uso de serviços de governo eletrônico: Serviços

• Promoção de ações presenciais e virtuais que possam contribuir para o uso cidadão da internet e das novas tecnologias: Programa de formação continuada

• Produção de pesquisas e informações sobre inclusão digital: Ponline e Conexões científicas.

O AcessaSP conta com a parceria e o expertise do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Lidec) da Escola do Futuro da USP — corresponsável por diversas das atividades desenvolvidas pelo Programa.

Números do Programa

Para uma dimensão do Programa Acessa SP, veja algumas importantes conquistas (em permanente crescimento):

• 15 anos de existência
• mais de 80 milhões de atendimentos presenciais
• mais de 52 milhões de acessos ao portal
• mais de 1 milhão de atendimentos wi-fi
• mais de 3 milhões de usuários cadastrados
• 852 Postos em funcionamento
• 645 municípios atendidos
• mais de 1.100 monitores ativos

Para dados de cadastro e atendimento atualizados semanalmente, consulte a página de Relatórios.

 

Compartilhe!