O Acessa São Paulo  é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Criado em julho de 2000 para oferecer acesso grátis à internet, foi reformulado pelo Decreto Nº 62.306/2016, em dezembro de 2016, para oferecer também conteúdos digitais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio da inclusão digital. Os postos do AcessaSP estão instalados na Capital e no Interior do Estado, onde operam em parceria com as prefeituras e outros órgãos públicos. Para conhecer as unidades do AcessaSP, visite o Catálogo de Postos.

Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem dúvidas dos usuários. Nas unidades do AcessaSP, os cidadãos podem ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo por meio digital. Qualquer pessoa pode usar o AcessaSP gratuitamente. No primeiro atendimento o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG,  e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos basta apresentar o RG. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto. Ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador desde que volte para a fila e aguarde sua vez. Não há limites de acessos por dia. Menor de idade deve se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RGs de ambos.

Quem é quem
O Acessa São Paulo está, atualmente, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, que define suas políticas e diretrizes. A gestão e operação do programa são de responsabilidade da Prodesp – Empresa de Tecnologia da Informação do Estado.

Coordenadoria de Serviços ao Cidadão – Estimula o uso da tecnologia na prestação de serviços para melhor atender os usuários e é a responsável pela definição e modelagem dos novos projetos. Cabe à Coordenadoria também formalizar os convênios com os parceiros (prefeituras e outros órgãos estaduais) para o funcionamento do programa.

Prodesp – A empresa de TI do Estado de São Paulo também é vinculada à Secretaria de Governo e responde pelo gerenciamento do AcessaSP. Na Prodesp, os assuntos relacionados ao programa são de responsabilidade da Diretoria de Serviços ao Cidadão. Os gestores do programa trabalham para assegurar sua qualidade e executar as inovações e novos projetos definidos pela Secretaria de Governo.

Visão, Missão e Valores

Visão
Contribuir para a consolidação de uma democracia mais inclusiva, disponibilizando oportunidades de formação, informação e colaboração que colaborem para a construção de um cidadão mais autônomo, crítico e feliz.

Missão
Promover o empoderamento digital do cidadão oferecendo infraestrutura gratuita de tecnologia e comunicação, orientação, informação e formação, em um ambiente colaborativo.

Valores
Respeito ao cidadão
Todo e qualquer usuário do Acessa SP tem o direito de ser atendido com atenção e cortesia, independente de sua etnia, credo religioso, gênero ou condição socioeconômica.

Os postos do AcessaSP

Além das unidades municipais, o programa conta com os seguintes postos:
•    Postos Públicos de Acesso à Internet – estão em locais de grande movimento de pessoas, como estações de trem e do Metrô, unidades do Poupatempo, terminais de transporte coletivo e em praças e parques públicos.
•    Acessa Rural – postos localizados em zonas rurais e nos assentamentos.
•    Dedicado – instalados em bibliotecas, escolas, hospitais.
•    Acessinhas – postos com atividades específicas para o atendimento de crianças de 4 a 10 anos de idade.
•    Acessa Sem Fio – Rede Wi-Fi livre instalada no posto ou nos arredores de alguns postos fixos do AcessaSP.

Para informações sobre dados de cadastro e atendimentos consulte a página de Relatórios.

 

2 comentários

Fernando Goncalves · 11/02/2019 às 10:08

Bom dia, esteja bem !

Vivo em São Vicente SP. Temos três salas do ACESSA.
São momentos lugares com grande potencial para o desenvolvimento pessoal e comunitário procurado por Cidadãos carentes de tudo um pouco. Entre tudo, de empoderamento sobre a automatização da informação.
Aqui poderíamos ser motivados e apresentados aos recursos tecnológicos plenos e ao que é possível fazer a partir de um telecentro se operado por ‘facilitadores’ comprometidos com a Liberdade do Usuário Final fazer dos Softwares e Hardwares o que lhe aprouver sabendo que cada um responde por seus atos e palavras.
Junto com acesso público à INTERNET os Usuários do ACESSA São Vicente SP querem encontrar nas Salas ACESSA SP ‘facilitadores’ que dominem a SOLUÇÃO ACESSA LIVRE, conheçam e vivam a Filosofia GNU ( Liberdade de uso da Tecnologia Digital ) motivados e incentivados por Gestores que vistam a camisa do Programa.
Precisamos muito que o ACESSA São Vicente SP tenha um Gestor Local comprometido e dedicado ao Programa; que receba incentivos e motivação ( Plano de ação, Metas ) dos Gestores Estadual.
Sem dúvida o ACESSA SP é bom o suficiente para valer a pena o Trabalho de reivindicar e propor soluções.

É isso !

RICARDO AUGUSTO RODRIGUES DE LIMA · 27/11/2018 às 15:29

BOA TARDE,
EU MORO EM RIBEIRA, JÁ TRABALHEI NUM POSTO DO ACESSA SP EM MINHA CIDADE COMO MONITOR. PENA QUE MEU MUNICÍPIO NÃO DEU O VALOR NECESSÁRIO PARA ESTE MARAVILHOSO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL QUE JÁ VI.
QUANDO TRABALHEI NO ACESSA DE RIBEIRA, ERA SEMPRE LOTADO DE JOVENS E CRIANÇAS, MAS NEM A LIMPEZA DO ESTABELECIMENTO A PREFEITURA FAZIA,
TOMARA QUE CONSIGAM RECUPERAR ESTE PROGRAMA ALGUM DIA.
QUE DEM VALOR, E APOIO AOS MONITORES.

AGRADEÇO O ESPAÇO PARA OPINAR .
GRATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content