4

Abra um negócio

Com boas ideias e ajuda de um financiamento coletivo você pode começar o seu primeiro negócio.

Abra um negócio



Quer abrir um negócio e se tornar um empreendedor?

Na sociedade atual, os jovens têm a opção de desenvolver uma carreira, no setor público ou privado, ou ser um empreendedor. Há muitas oportunidades para começar uma pequena empresa, nos mais diferentes ramos de atividade.

Veja o vídeo com Guilherme Wroclawski, jovem empreendedor e CEO do Save Me







O que será abordado?

  1. Tenha ideias com Design Thinking
  2. Você sabe o que é financiamento coletivo?

1 – Tenha ideias com Design Thinking

Se você tem um perfil mais empreendedor, descubra como pode transformar uma boa ideia em um projeto. Há algumas técnicas que podem ajuda-lo como a metodologia chamada Design Thinking (conjunto de métodos e processos para abordar problemas, fazer uma análise e encontrar propostas de soluções, que podem resultar em projetos).

De onde vem as boas ideias

O design thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade.


  • O AcessaSP tem o minicurso gratuito “Transforme problemas em oportunidades” onde você pode aprender mais sobre Design Thinking. Para começar clique aqui.
  • Assista o TEDTalks com Steven Johnson sobre como descobrir de onde vem as boas ideias. Clique aqui.
  • Veja a definição de Design Thinking na Wikipedia, a maior enciclopédia colaborativa da Internet. Clique aqui.

2 -Você sabe o que é financiamento coletivo?

Financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Palestra Financiamento Coletivo de Projetos Culturais

Financiamento coletivo ou crowdfunding é o processo de unir pessoas interessadas em financiar algo ou mobilizar redes em torno de um objetivo comum.


  • Benfeitoria: reúne iniciativas em categorias como cidades, cultura e arte, educação, inclusão social, saúde e bem-estar. Clique aqui.
  • Catarse: uma das plataformas mais conhecidas, engloba diferentes categorias de projetos. Clique aqui.
  • Juntos.com.vc: dedicada exclusivamente a ações sociais, a plataforma já ajudou a financiar mais de 60 projetos de ONGs e pessoas físicas. Clique aqui.
  • Kickante: abriga várias iniciativas de impacto social, como Médicos Sem Fronteiras, WWF e Greenpeace; e aceita projetos criativos e de empreendedores. Clique aqui.