1

Descubra seu talento

Informações para quem está saindo do ensino médio e precisa decidir se entra no mercado de trabalho ou segue com os estudos.

Descubra seu talento



Acabou o Ensino Médio e tem dúvidas sobre o que fazer?

Quando termina o Ensino Médio parece que a trajetória já está traçada: o jovem presta o vestibular, ingressa na universidade, procura um estágio e pronto – foi dada a largada para a sua vida profissional. Mas esse passo a passo aparentemente óbvio nem sempre é o ideal. É preciso avaliar caso a caso: pode ser que o adolescente se beneficie de um intervalo entre a escola e o curso superior ou, dependendo da situação familiar, que a entrada para o mercado de trabalho seja a melhor opção no momento.

Veja o vídeo com dicas para fazer a escolha profissional







O que será abordado?

  1. Orientação vocacional
  2. Escolha profissional

1 – Orientação vocacional

Para os que terminaram o Ensino Médio e ainda não sabem que carreira seguir, existem testes vocacionais (inclusive online). O Guia da Carreira, por exemplo, elaborou um teste online e gratuito, com o auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira.

A Universidade de São Paulo (USP) também tem um programa de orientação vocacional. É público e gratuito.

Hangouts AcessaSP: estágio e carreira

Escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões acima expostas e sobre outras muitas.


Serviços
  • Teste online e gratuito do Guia da Carreira. Clique aqui.
  • Para informações sobre o programa de orientação vocacional da USP, clique aqui.
  • A Colmeia contribui para a realização pessoal e profissional do jovem com orientação e desenvolvimento de suas potencialidades, com a oferta de alguns cursos gratuitos, como os de assistente administrativo, bartender e informática. Clique aqui.

Livros e revistas são antes de mais nada:





2 – Escolha profissional

Terminado o ciclo do ensino médio, começam os preparativos para estudar para o vestibular. Mas, antes disso, os estudantes devem tomar uma difícil decisão: qual profissão pretendem seguir para o resto de suas vidas?

Hora de decidir

O ponto de partida é o estudante se perguntar se está preparado para escolher uma profissão. Será que esse é o momento ou ele quer fazer outras coisas, mesmo que for ter um tempo livre ou de reflexão?


Leve em consideração três fatores antes de tomar sua decisão: