3

Encontre um emprego

Aqui você encontra informações sobre documentos para conseguir um emprego e também como fazer o seu currículo.

Encontre um emprego



Está procurando um emprego formal?

Se você não quer arriscar, e prefere um trabalho formal, saiba que a tecnologia mudou a forma de procurar emprego. Uma busca na Internet pode trazer informações sobre as oportunidades na iniciativa privada e no setor público.

Veja o vídeo sobre a entrada de jovens no mercado de trabalho





O que será abordado?

  1. Documentos para procurar um emprego
  2. Preparando o seu currículo
  3. Entrevista de emprego
  4. Onde procurar emprego

1 – Documentos para procurar um emprego

Antes de começar a procurar um emprego você pode tomar algumas providências para estar com a documentação em ordem quando for para uma entrevista.
O principal documento que você precisa para a sua contratação é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nela, quem te contratou vai anotar as principais informações do emprego que você acabou de conquistar, como horário, salário e data de início.

Como tirar a Carteira de Trabalho

Além da Carteira de Trabalho e Previdência Social, os empregadores costumam pedir outros documentos como RG, CPF, comprovante de residência e foto 3 x 4. Homens precisam entregar o certificado de reservista.


Serviços

2 – Preparando o seu currículo

O que um candidato sem experiência deve colocar no currículo? É preciso “enchê-lo” com as suas habilidades e dizer o que quer aprender? Essas são algumas das dúvidas de quem está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Hangouts AcessaSP: Como melhorar seu currículo

Fique atento a questões estéticas. Prefira estilos e fontes mais básicas. Muitas vezes o menos é mais.


Checklist




Veja também
  1. Recomenda-se que você providencie algumas cópias impressas desse documento (em papel A4, branco) e também para este serviço você pode contar com o AcessaSP. Para localizar o posto mais perto de você e usar, gratuitamente, computador e impressora, clique aqui.
  2. Veja mais dicas para um bom currículo no minicurso “Como preparar um currículo” e tenha um modelo em mãos. Clique aqui.
  3. Referências online podem ajudar no processo seletivo. Assim, se você mantém blogs, sites e perfis em redes sociais atualizados com fins profissionais, não se esqueça de incluí-los em seu currículo. Se forem de uso pessoal, lembre-se que seu empregador pode, com uma busca simples, encontrar tais informações. Por isso, vale ter cuidado com os conteúdos que posta e com suas configurações de privacidade. Saiba mais no minicurso Acessa SP “Etiqueta na internet”. Clique aqui.