1

Escolhendo uma profissão

Orientação vocacional, vestibular, carreira... a Trilha AcessaSP ajuda você a decidir qual o melhor caminho.

Terminou o Ensino Médio e não sabe o que fazer?



Introdução

Dúvida sobre o que fazer da vida: quem nunca teve? Durante o Ensino Médio, é normal ter um monte de pontos de interrogação na cabeça. O que eu vou fazer? Quero mesmo fazer faculdade? Abro um negócio? Tento entrar em uma faculdade pública? Curso técnico? Cursinho? Caso? Compro uma bicicleta?
Calma. Todo mundo passa por isso. Respire fundo e veja algumas dicas para encontrar as respostas. Elas estão ao seu alcance.

Veja o vídeo com dicas para escolher uma profissão







O que será abordado?

  1. Como escolher uma profissão
  2. Universidades públicas: como se preparar
  3. Universidades privadas: fique atento

1 – Como escolher uma profissão

É muito comum ficar em dúvida na hora de escolher uma profissão. Se você se sente perdido, comece pesquisando sobre as carreiras com as quais acredita ter mais afinidade. O Guia do Estudante e o Universia têm muitas informações legais. Pense nas matérias de que você mais gostava na escola. E nos seus hobbies. Talvez você consiga ganhar dinheiro com eles enquanto estuda ou decide o que fazer.

Como tomar decisões de carreira mais assertivas?

Dica

Outra coisa que ajuda é ouvir alguém que já está trabalhando falar sobre sua profissão.

O canal do Youtube do site 99Jobs oferece a webserie “Faça o que você ama”, com vídeos curtinhos em que diversos profissionais contam um pouco de sua histórias e da vida no trabalho. Assista e inspire-se!

A PUC também tem um programa com informações e esclarecimentos nesse sentido, o “Desafio Profissão”. Clique aqui e acesse.
Se você pensa em apostar no Ensino Técnico, confira alguns cursos disponíveis no Centro Paula Souza e também nesta série de vídeos produzidos pelo Senai.


Serviços
  • Para conhecer o Nace, serviço de orientação vocacional, clique aqui.
  • A USP orienta gratuitamente jovens que estão em dúvida sobre que profissão escolher. Clique aqui e saiba mais.
  • O CIEE dispõe de um serviço de orientação profissional gratuita. Informações pelo telefone (11) 3111-3060/3061 ou e-mail para vocacional@cieesp.org.br
Checklist



Veja também

Leve em consideração três fatores antes de tomar sua decisão:

1. O cenário mundial da profissão

Hoje não dá mais para pensar no cenário somente da região onde você mora, de sua cidade, estado ou país. É preciso ter um olhar globalizado. Observar as perspectivas de mercado e, se possível, aliar seu talento às oportunidades.

2. Afinidade com a carreira

Que tipo de sentimento você tem ao pensar na profissão analisada? Pode parecer um tanto romântico para determinadas pessoas, mas o jovem precisa fazer esta reflexão.

3. Visão concreta do projeto de vida de curto e longo prazo

Pode parecer difícil imaginar um adolescente ou um jovem com visão concreta do que espera para sua vida, mas isso é possível se ele tiver um modelo como referência.

 


 

2 – Universidades públicas: como se preparar

Decidiu o que quer estudar? Então, se pretende ingressar em uma universidade pública, aproveite o tempo livre para se preparar para o vestibular. Na internet, é possível achar diversos canais com videoaulas gratuitas.
Se você não sabe por onde começar, vá direto ao Youtube Edu. É uma área do Youtube que reúne milhares de vídeos educativos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia.

Prepare-se para o vestibular

Dica

O Youtube Edu também tem vídeos para quem está nessa vida de Enem, vestibular, quer aprender outra língua, etc. Se você não tem grana para um cursinho preparatório pago, pode assistir as aulas de canais como Me Salva, Descomplica, Kuadro, entre outros.

Outra dica bacana é que o próprio Youtube Edu faz uma seleção de canais interessantes para seguir. Você escolhe qual tem mais a ver com a sua necessidade acessando este link.


Serviços
  • O site “Tô no Rumo” criou uma lista de cursinhos vestibulares gratuitos ou de baixo custo. Clique aqui e veja a relação de oportunidades.
Checklist



Veja também
  1. Monte um plano de estudos para o vestibular. Clique aqui.
  2. Veja uma lista de todas as universidades públicas do país clicando aqui.

 


 

3 – Universidades privadas: fique atento

Para quem pretende entrar em uma universidade privada, vale ficar de olho nos programas federais de financiamento, como o Prouni e o Fies. Também é preciso ficar ligado no cronograma do Enem para ter tempo de se preparar, prestar as provas e ter mais chances de entrar em uma faculdade, seja a pública ou privada. A sua pontuação é fundamental para o ingresso em uma faculdade.

Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade

Dica

Recorrer a um financiamento estudantil é uma opção para quem não dispõe de muitos recursos e quer entrar em uma universidade paga. Outra opção é buscar oportunidades de bolsas de estudos.


Serviços
  • Se você ainda se sente em dúvida, que tal apostar nos testes vocacionais? Existem opções gratuitas e online que podem dar uma pista do que fazer da vida. Entre eles, estão o do site Mundo Vestibular, o do Na Prática, o do Guia do Estudante e o do Giro de Profissões.
  • Vale lembrar que é preciso ir um pouco além deles para tomar decisões mais concretas. Se você deseja participar de um processo presencial de orientação vocacional, pode utilizar o serviço gratuito oferecido pela USP.
Checklist



Veja também
  1. Além de escolher a profissão que quer seguir e se preparar para o Enem e o Vestibular, existem milhares de outras opções para aproveitar o tempo que você tem agora, com o término do Ensino Médio, de forma produtiva.
  2. Que tal aprender uma nova língua? Todo mundo sabe que o inglês é considerado requisito básico para qualquer tipo de emprego. Mas mais do que ter o inglês para conseguir um lugar no mercado, o segundo idioma abre portas do conhecimento: você passará a entender letras de músicas com mais facilidade, conseguir assistir conferências, palestras ou vídeos da internet que não foram legendados, e, claro, planejar viagens para fora do país sem medo de passar apuros. Conhecer outras culturas enriquece a alma!
  3. Alguns sites que oferecem cursos gratuitos são Duolingo, Busuu, Learn English Online e Memrise. Se você prefere aulas presenciais, pode se matricular em um dos Centros de Estudos de Línguas da Secretaria de Educação, que estão distribuídos pelo estado de São Paulo e têm cursos gratuitos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim.