2

Estágio

Estagiar pode ser um bom início para uma carreira de sucesso. Aqui você vai encontrar tudo sobre o assunto.

Precisa de um estágio e não sabe o que fazer?



Introdução

Depois de enfrentar o Enem e o vestibular chega o próximo grande desafio em sua vida profissional: o estágio, oportunidade para colocar em prática o que está aprendendo no seu curso. Mas você sabe o que é um estágio e como funciona? Aqui, você vai tirar essas e outras dúvidas.








O que será abordado?

  1. O que é um estágio? Como funciona?
  2. Como conseguir um estágio?
  3. Entrevistas e dinâmicas de grupo: prepare-se!

1 – O QUE É UM ESTÁGIO? COMO FUNCIONA?

Diferente de um emprego formal, o estágio é um trabalho supervisionado, que tem o objetivo de complementar a formação do estudante.

Se você tem mais de 16 anos e é estudante do Ensino Médio, Superior, Especial ou está nos anos finais do Ensino Fundamental, pode estagiar. Para isso, também é preciso ter RG e CPF.

O que é estágio?

Dica

Conheça a lei do estágio clicando aqui.


Serviços
  • O CIEE tem um site que ajuda a tirar dúvidas sobre estágio. Saiba mais clicando aqui.

Checklist



Veja também
  1. Se você está matriculado e frequentando cursos de nível superior, ensino médio regular ou Educação de Jovens e Adultos, cursos técnicos, pode se cadastrar na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) para receber informações, principalmente sobre as inscrições para concorrer a vagas de estágio na área. Saiba mais clicando aqui.

2 – COMO CONSEGUIR UM ESTÁGIO?

O primeiro passo é fazer o cadastro em sites gratuitos especializados em colocar em contato estagiários e empresas interessadas em contratar, estagiário, e as empresas interessadas. IEL, ABRE, CIEE, NuBE, Cia. de Talentos, 99 Jobs e Page Talent são alguns deles.

O Programa Jovem Cidadão do Governo do Estado de São Paulo também faz essa conexão. Clique aqui para se cadastrar.

Quais tipos de estágio existem?

Dica

Estabeleça como rotina diária a tarefa de conferir o banco de vagas dos sites indicados e se candidate às que tenham mais a ver com o seu perfil.


Serviços
  • Acompanhe as atualizações do site da Fundap para saber de novas vagas no Governo do Estado de São Paulo. Clique aqui.

Checklist



Veja também
  1. O site do Programa Jovem Cidadão do Governo do Estado de São Paulo informa sobre as vagas para o programa, além de disponibilizar um curso online de 40 horas sobre o mercado de trabalho. Clique aqui.

3 – ENTREVISTAS E DINÂMICAS DE GRUPO: PREPARE-SE!

Depois de turbinar suas redes e se cadastrar nos sites gratuitos de vagas, a tendência é de você comece a ser chamado para as entrevistas. Um dos maiores medos das pessoas nessa fase é o de falar em público: seja na conversa com o recrutador, seja em uma sala cheia de gente na hora da dinâmica de grupo – técnica muito comum em processos seletivos de estágio.

Veja algumas dicas para se livrar do problema acessando este minicurso do Acessa SP.

Dicas poderosas para se dar bem ao falar em público

DESTAQUE

Não desanime no primeiro não! A vida profissional é cheia de frustrações, mas é com elas que você se fortalece para conquistar respostas positivas.

Outra dica é fazer valer o tempo dentro da escola ou da universidade para ganhar experiência. Tente se envolver com atividades como projetos de iniciação científica, atividades esportivas, empresa júnior ou alguma ação voluntária que tenha a ver com sua área de estudos.


Serviços
  • A internet está cheia de conteúdos para quem precisa dar uma “turbinada” no currículo e se destacar em um processo seletivo. Tanto o CIEE, quanto o IEL e o Nube oferecem cursos gratuitos com temas ligados a estágios.

Checklist



Veja também
  1. Mantenha sempre seu currículo atualizado. Não sabe como montar um? O AcessaSP ensina nesse curso online, prático e gratuito. Clique aqui.
  2. Fique de olho nos sites de vagas em que tem seu currículo cadastrado.
  3. Mantenha-se atualizado e focado na sua área de estudo. Quando surgir uma entrevista, estará pronto!