3

Primeiro emprego

Como fazer um currículo, se você não tem experiência? E na entrevista, o que dizer? Saiba tudo aqui.

Precisa arrumar seu primeiro emprego e não sabe como?



Vá à luta!

O mercado quer pessoas com experiência. Você, por sua vez, quer experiência. Essa conta parece não fechar, não é mesmo? Pois saiba que é possível, sim, dar uma “levantada” no seu currículo, mesmo sem ter tido vivências efetivas no mercado de trabalho.

Mas antes de começar a investir no seu aprimoramento profissional, certifique-se de que tem os documentos básicos para ser registrado em uma empresa: RG, CPF e Carteira Profissional. Não sabe como tirar esses documentos?

Veja o vídeo com dicas para conseguir o primeiro emprego






O que será abordado?

  1. Como fazer um currículo sem experiência
  2. Onde procurar o primeiro emprego
  3. Como se sair bem em uma entrevista

1 – COMO FAZER UM CURRÍCULO SEM EXPERIÊNCIA

Se você não sabe por onde começar na hora de fazer um currículo, pode pegar as dicas principais no minicurso do Acessa SP sobre esse tema. No entanto, a dúvida mais comum é: como tornar o currículo atrativo sem ter experiência?

Como fazer um currículo?


Dica

O currículo não deve ter rasuras nem erros de português. Precisa ser sucinto (no máximo uma página, para quem está em início de carreira), e não requer descrição de características pessoais ou comportamentais, que somente serão avaliadas na entrevista.


Serviços

Checklist



Veja também
  1. Se você está no estado de São Paulo, é possível fazer o agendamento online para tirar seu documento de identidade nos postos do Poupatempo. Clique aqui.

2 – Onde procurar o primeiro emprego

Diversas empresas mantêm programas para jovens sem experiência. Grupo Pão de Açúcar, Banco Itaú e Grupo Boticário, são alguns exemplos. No Facebook, existem páginas que se dedicam a reunir oportunidades nessa área: Programa Jovem Aprendiz e Jovem Aprendiz 2016 são algumas delas.

O site Vagas.com concentra oportunidades para jovens aprendizes e para pessoas sem experiência.

Cadastre-se no maior número possível de sites gratuitos, como Cia de Talentos, 99Jobs, Vagas.com, Viva Talentos, Sine e Banco Nacional de Empregos.

Como conseguir o primeiro emprego

Dica

As redes sociais ajudam bastante nessa busca. Em termos profissionais, o Linkedin é uma das mais utilizadas. Se você ainda não tem perfil e gostaria de criar um, entre aqui. Este material aqui te ensina como tornar o seu perfil mais relevante nesta rede.


Checklist



Veja também
  1. Seu perfil nas redes sociais ajuda a conseguir um emprego. Clique aqui.
  2. Os 10 erros nas redes sociais que podem custar seu futuro emprego. Clique aqui.
  3. 8 dicas para usar as redes sociais a seu favor profissionalmente. Clique aqui.

3 – Como se sair bem em uma entrevista

Uma das etapas mais importantes no processo seletivo é a entrevista. Sair-se bem nessa etapa muitas vezes significa obter 80% do processo de contratação. Em muitos casos essa fase é dividida em até 3 momentos: a primeira entrevista com o selecionador do RH, a segunda com um chefe ou coordenador direto e, em alguns casos, acontece mais um encontro, com um diretor ou até mesmo com o proprietário da empresa.

Como se portar em uma entrevista de emprego

Dica

Com os minicursos do AcessaSP. você consegue se qualificar para conseguir uma vaga de emprego. São 8 cursos de idiomas, um curso sobre como preparar um currículo, dicas de como falar bem em público entre outros. Todos gratuitos e com certificado ao final. Acesse o portal dos Minicursos e comece a se preparar agora mesmo.


Serviços
  • O site Learn English Online oferece gratuitamente 56 lições de inglês desde o nível iniciante ao intermediário. Clique aqui.
  • O aplicativo Duolingo também oferece cursos de inglês gratuitos. Clique aqui.
  • O curso introdutório de 20 horas da The Open University traz acesso aos fundamentos do idioma espanhol com aulas em áudio e vídeo, além de informações sobre a sociedade e cultura espanhola. Clique aqui.

Checklist



Veja também
  1. É importante que você conheça seus pontos fortes e fracos. Existem ferramentas que podem ajudar nesse processo. Clique aqui.
  2. Enquanto não arruma um emprego, turbine sua carreira fazendo cursos para poder ter mais confiança em uma entrevista. O e-aulas da USP oferece cursos gratuitos da universidade. Clique aqui.