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Dificuldades

Oh, não: problemas! Calma. A primeira coisa a fazer é puxar um pouco o freio de mão e olhar para o seu negócio, ver o que está errado. Errar vai somar ao seu negócio futuro, a experiência mostra isso.

Dificuldades



Dificuldades em meu negócio. O que devo fazer?

Oh, não: problemas! Calma. A primeira coisa a fazer é puxar um pouco o freio de mão e olhar para o seu negócio, ver o que está errado. Errar vai somar ao seu negócio futuro, a experiência mostra isso. Se não conseguir identificar, aí pode entrar o papel de um mentor, aquela pessoa que vai lhe dar opiniões francas e compartilhar experiências. Seu produto ou serviço talvez precise se reajustar ao mercado – isso geralmente acontece, depois de um tempo, não se agarre cegamente a sua ideia.







O que será abordado?

  1. Seu produto ou serviço não precisa ser reajustado ao mercado?
  2. Como aumentar vendas? Foco no cliente
  3. Tenha um mentor

1 – Seu produto ou serviço não precisa ser reajustado ao mercado?

Talvez seja esse o problema. Fique atento para ajustar seu produto ou serviço ao longo do caminho, interagindo com clientes, ouvindo as pessoas, recebendo propostas de outros profissionais e empresas. É comum o empreendedor se apegar muito ao produto e não conseguir fazer mudanças em estágios fundamentais. Seu produto ou serviço pode e deve mudar (é natural em quase todos os negócios) se estiver com problemas. Esteja aberto à evolução de sua ideia.

O segredo para crescer e evoluir em seu negócio

“A melhor maneira de se ter sucesso nos negócios é fazer negócios.”


Serviços
  • “Empreendedorismo”, um best-seller de José Dornelas, estuda casos de empreendedores brasileiros de sucesso. O livro é em formato digital. Clique aqui.

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Veja também
  1. Adeque seu produto, via canal Empreendedor do Zero. Clique aqui.
  2. Equilíbrio entre produtividade e qualidade. Clique aqui.
  3. Como superar dificuldades, por Jorge Paulo Lemann. Clique aqui.
  4. Dicas para superar dificuldades nos negócios, via cartilha SEI Empreender. Clique aqui.

2 – Como aumentar vendas? Foco no cliente

Você pode aumentar o número de clientes com ações pontuais, mas também pode valorizar seu já conquistado cliente e tentar aumentar o valor médio gasto por ele com você – isso aumenta sua receita tanto ou mais do que conquistando novos clientes. Ofereça um segundo produto junto com o que ele procura, por exemplo – é aquele clássico caso em que você entra numa loja para comprar uma calça e a vendedora te oferece, junto, uma camisa. Você também pode aumentar a frequência com que o cliente compra de você, criando ações para isso.

Criatividade em vendas

Pensamento e atitude criativa não é uma questão de dom. É importante se preparar através de cursos e capacitações.


Serviços
  • O Sebrae de sua cidade tem cursos que ajudam nas vendas do seu negócio. Clique aqui.

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Veja também
  1. Muito além do SAC. Clique aqui.
  2. As 3 únicas maneiras de aumentar o seu faturamento, via Empreendedor do Zero. Clique aqui.
  3. Como aumentar seu faturamento, via Erico Rocha. Clique aqui.
  4. Como abordar um cliente sem ser chato, via revista Exame. Clique aqui.
  5. Empreendedores usam WhatsApp para aumentar vendas, via revista PEGN. Clique aqui.
  6. Como aumentar as vendas de sua empresa, via portal IG. Clique aqui.

3 – Tenha um mentor

O trabalho de um empreendedor parece solitário, mas não precisa ser. Funcionários que se preocupam em manter o emprego, podem não opinar com toda franqueza. Seus clientes podem ter interesses só deles, e aí você vai acabar produzindo para atender a demanda deles e não do seu negócio. Então busque mentores, pessoas com mais experiência, para trocar ideias sinceras sobre o seu negócio. A solução de um problema pode vir daí.

Quando procurar um mentor

Se você quer ser um empreendedor e ainda não tomou uma iniciativa para procurar alguém com mais experiência, vá já para uma mentoria.


Serviços
  • O Sebrae organiza Feiras de Empreendedorismo em alguns estados. É uma boa oportunidade de encontrar alguém para ser seu mentor Clique aqui.
  • O livro “Abilio – Determinado, Ambicioso e Polêmico”, de Cristiane Correa, é uma aula de empreendedorismo. Visite aqui.

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Veja também
  1. Como o Sebrae pode ajudar o empreendedor. Clique aqui.
  2. Reaprender a empreender. Clique aqui.
  3. 30 frases do salvador de empresas Marcus Lemonis. Clique aqui.
  4. O que fazer quando a sociedade vai mal? Clique aqui.
  5. Sua ideia de negócio é um desastre? Clique aqui.
  6. Onde conseguir ajuda? Clique aqui.