5

Mudar de emprego

O melhor momento para você se organizar e dar os próximos passos é enquanto está empregado. Aqui você encontra dicas de como montar uma estratégia para dar a virada que deseja.

Não está feliz no seu emprego e quer mudar?



Introdução

Estar empregado não significa necessariamente estar 100% satisfeito com a vida profissional. E isso não deve ser um problema, mas uma motivação para buscar uma colocação no mercado que tenha mais a ver com o seu perfil. Hora de mudar de rota? Então vamos nessa!

Veja o vídeo com dicas sobre mudança profissional







O que será abordado?

  1. O que considerar para mudar de emprego
  2. Sim, quero mudar! Mas como?
  3. Linkedin: dicas e erros a serem evitados

1 – O QUE CONSIDERAR PARA MUDAR DE EMPREGO

Antes de sair do seu emprego, vale fazer um exercício para saber quais fatores estão motivando esse descontentamento. Será que você quer mesmo mudar de emprego, ou apenas mudar algo na sua rotina já faria diferença? Pense duas vezes antes de trocar de empresa apenas por causa do salário: no dia a dia, fatores como ambiente de trabalho, colegas e oportunidades de crescimento interno também contam. Em seu emprego atual existe algum tipo de plano de carreira? Se sim, talvez valha a pena avaliar as chances de mudança dentro da própria organização.
Evite frustrações futuras a partir desta reflexão.

Como fazer uma mudança profissional?

Dica

Procure interagir com colegas que passaram pela sua vida escolar e profissional. Pode ser companheiro de sala, professor, chefe, parceiro de trabalho.


Serviços

Checklist



Veja também
  1. As ações mais produtivas para melhorar o networking Clique aqui.
  2. Como conectar-se com pessoas que você ainda não conhece e formar uma nova rede de contatos Clique aqui.
  3. Algumas regras básicas de etiqueta nesta rede social Clique aqui.

2 – SIM, QUERO MUDAR! MAS COMO?

Depois de fazer esta análise e concluir que precisa mesmo de um novo emprego, é hora de traçar um plano para buscar novas vagas e participar de entrevistas sem prejudicar seu posto atual. Afinal, é muito mais seguro e confortável procurar emprego estando empregado do que fazer isso sem algo fixo e garantido!

Muita gente acha difícil fazer networking – ou seja, manter a rede de contatos com ex-colegas de escola, faculdade e trabalho ativas, para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. Os especialistas da área corporativa reforçam que um dos maiores erros é apostar na prática somente na “hora da necessidade”, ou seja, quando você está desempregado e desesperado por uma vaga.

Manter o hábito de cultivar uma networking enquanto está trabalhando demonstra que você tem um interesse genuíno em manter contato com essas pessoas. Assim quando houver uma oportunidade com seu perfil, elas vão lembrar de você.

As ações mais produtivas para melhorar o networking

Dica

Prefira enviar currículos fora do horário comercial. Jamais use o e-mail corporativo, e sim, o seu pessoal.
Se surgir uma entrevista, procure marcar fora do expediente: na hora do almoço, comecinho ou final do dia.
Ao deixar a empresa atual, evite falar mal dos antigos gestores e colegas de trabalho. O mundo dá voltas e você pode voltar a encontrar estes colegas em futuros empregos.


Serviços

Checklist



Veja também
  1. Como usar as redes sociais para impulsionar a sua carreira. Clique aqui.
  2. 7 frases proibidas ao fazer networking. Clique aqui.
  3. 4 razões pelas quais o seu networking está dando errado. Clique aqui.

3 – LINKEDIN: DICAS DE USO E ERROS A SEREM EVITADOS

O Linkedin é uma rede social gratuita focada no âmbito profissional que pode impulsionar novas conexões e atrair oportunidades no mercado. Com a conta ativa, anote dicas dero para manter seu perfil vivo, atraindo visitantes e recrutadores!
Tenha um perfil completo: isso ajuda na busca por vagas e na realização de novas conexões. Interaja com empresas e profissionais que tenham a ver com seus objetivos de carreira. Compartilhe artigos que acha relevante para a sua área de trabalho como tendências, dicas e experiências de carreira. Participe de discussões.

Como o LinkedIn pode ajudar na conquista por emprego

Dica

“Para manter seu perfil atrativo, evite alguns deslizes comuns como: erros gramaticais, fotos inadequadas para um perfil profissional, ser desrespeitoso em comentários, fóruns ou discussões.”


Serviços

Checklist



Veja também
  1. Se você ainda não tem um usuário no Linkedin e não sabe como usar, pode acessar mais informações neste link.